quinta-feira, agosto 30, 2007

Pepes...

Não tenho nada aquela treta das fronteiras e dos países e das pátrias e dos hinos.

Não podia estar-me mais a marimbar.

Mas no que diz respeito aos seguintes dois temas tenho dificuldades em o aceitar.

Primeiro caso é o do Nelson Évora. O miúdo que ganhou o ouro nos mundiais de atletismo em nome de Portugal e com a colaboração da sua entidade empregadora, o Benfica. Não acho bem que ele represente Portugal. Assim como o Francis Obikwelu. Porquê? Pelo simples caso de por exemplo os etíopes são os melhores nas maratonas. Ora a piada seria ver uma pessoa com as características de um português ganhar uma maratona. Não um etíope naturalizado português a ganhar a prova. Pois isso até é normal. A piada seria ver um português a ganhar um mundial de ténis de mesa e não um chinês naturalizado português pois isso é normal... Ou seja, acho que desvirtua tudo.

Em relação à selecção é o mesmo, para além de aí estarem também a tirar lugar a portugueses como o facto de um treinador português fosso o ideal para estar nos comandos. Não teríamos tido tanto sucesso mas estávamos a dar valor à classe. Com o Pepe é dentro do género. Tira o lugar a um Ricardo Rocha ou a um Bruno Alves. Acho que a formação para jogadores de selecção perde um bocado.

Para além que um dia destes as selecções começam a contratar jogadores tal e qual acontece nos clubes.

Ainda a respeito da naturalização do Pepe tenho ainda mais uma critica a apontar.

Acho indecente uns serem filhos e outros enteados. Acho que ninguém deveria inclusive ter nacionalidades mas já que as temos ao menos que sejamos todos tratados do mesmo modo. Andam aí os ucranianos desorientados que ninguém lhes dá nacionalidade portuguesa, e depois uma pessoa que a meio do processo sai do país e perde inclusive o vinculo laboral e é na mesma conseguida a naturalização. E os outros são o que? Parvos? Não têm os mesmos direitos? Ou Portugal é muito elitista e só aceita quem dá jeito e tem pastel?

4 comentários:

D. disse...

oh pah. concordo contigo. nem sei porque temos um seleccionador brasileiro, mas pronto.

McBrain disse...

Imagina o seguinte: o Obikwelu era filhos de imigrantes nigerianos e nascia em PT, sendo naturalizado. Deveria ser-lhe negada a cidadania Portuguesa? E nota bem que estaria fisiologicamente mais preparado que o dito "português de Portugal!"

João Pedro disse...

Andas a fazer perguntas muito dificeis. É óbvio que tinham que ser feitas análises de ADN para verifcar qual a nacionalidade adequada. Até poderia acontecer que os resultados comprovassem que o Obikwelu seria na realidade chinês! :)

McBrain disse...

Eu acho que sim.

Olha, um tal de Adolfo Hitler ia gostar de falar contigo! :-P

Umas análises ao ADN e tal para verificar nacinoalidades... isso é que era!